Sua doação... Nossa ação

No mês de setembro o colégio Stocco e o Instituto Monsenhor Antunes encerraram um projeto que começou no  inicio do ano e se prolongou por todo o ano. O Projeto Stoqueiro Solidário. Foi muito legal, pois priorizou o protagonismo dos alunos dos nonos anos do Colégio numa ação solidaria e de cidadania que não vão esquecer por muito tempo. O projeto teve como objetivo despertar nos estudantes o espírito de solidariedade e organizar um trabalho de assistência e inclusão social que seja mais permanente e consistente do que simples campanhas de arrecadação.

No inicio juntaram um pequeno grupo de alunos para terem as primeiras ideias e encabeçarem o projeto junto ao professor. Foram então ao programa Casa Mais Vida para conversar com a coordenadora e conhecer o  local. Depois disso, numa nova reunião com toda a classe, chegaram à conclusão da realização de três eventos separadamente.

Na primeira ocasião, que ocorreu na própria instituição, os alunos participaram de algo bem maior que eles. Após muita preparação e trabalho em conjunto, os stoqueiros foram visitar a Casa Mais Vida, levando ,com muito amor, uma apresentação de músicos talentosos da banda dos meninos do nono ano e com  diversos estilos musicais: Rock , Pop , MPB, sertanejo e clássico aos moradores logo após a “hora do lanche” para que os moradores da casa e os alunos pudessem se conhecer. Esse evento proporcionou uma experiência de responsabilidade, já que os alunos foram encarregados de toda a organização, a expedição gerou um olhar mais amplo em relação ao respeito ao próximo e formas de ajudar a quem realmente necessita.

No segundo evento, o nono ano preparou uma atividade didática para os membros da Casa Mais Vida, eles foram convidados a participar de uma manhã de brincadeiras adaptadas e cinema. Os moradores chegaram e logo participaram de um circuito de atividades, como: dança, futebol, vôlei, taco e badminton. Num segundo momento, foram ao auditório para uma sessão de cinema em que foi apresentado o filme “nem que a vaca tussa”,com pipocas doces e salgadas, anteriormente preparadas pelos estudantes e suco de diversos sabores. O Stocco sempre incentiva o convívio social e o respeito das diferenças, assim celebramos o início do programa Stoqueiros Solidários.

Enfim, no dia 20 de Setembro os alunos foram novamente até a Casa Mais Vida. Eles montaram três estações de oficinas sendo elas: pintura coletiva em tela formando um grande painel, confecção de horta orgânica e ,um momento culinário , no qual aprenderam a preparar Brownies.  Nesse dia os alunos além de visitarem novos ambientes, também criaram soluções sustentáveis. O projeto foi um sucesso, esperamos reencontrá-lo no ano que vem.

Escrito por Edson Eziquiel

Professor de Teologia e Fundador do IMA

Edson Eziquiel
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores