Quem Somos
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 21 Março 2016 às 14:30 h
Fundação
Criado em 03/02/2003 por um grupo de pessoas ligadas à Paróquia Santa Rita de Cássia, e ao curso popular de teologia de Santo André que decidiu, sob inspiração do falecido amigo Monsenhor Antunes, atender a população adulta em situação de vulnerabilidade social e nesta ocasião foram escolhidos como prioridade os idosos em situação de rua, hoje, trabalhamos também com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Somos uma entidade sem fins lucrativos, que visa promover a integração do ser humano, visando melhorar a sua participação na família, no trabalho, na sociedade através de assistência social, assistência familiar, recreativa, cultural e educacional. Nasceu da reflexão e da necessidade de uma resposta concreta para a campanha da fraternidade de 2003 "Fraternidade e Pessoas Idosas - Vida, dignidade e esperança".
Nossa motivação vem do anúncio de Jesus nos Evangelhos como em Mateus 25, 41-43: "apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e os seus anjos, porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, fui forasteiro e não me recolhestes, estive nu e não me vestistes, doente e não me visitastes... pois todas as vezes que deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi a mim que deixastes de fazer".
Quem Somos
A entidade prestadora de serviço na área de assistência social, não se apropria do cidadão como objeto, mas constrói propostas olhando-o como um ser que existe, pensa e que pode e deve participar. Estamos prontos a atuar no sentido de resgatar e promover a vida como um todo, ajudando os nossos acolhidos a tornarem-se verdadeiros seres humanos respeitados e respeitadores, com direitos às oportunidades de uma vida digna e abundante.
Estes trabalhos acontecem em parceria com o Poder Público Municipal de Santo André e de contribuições e doações de sócios benfeitores, que mensalmente contribuem para que o Instituto possa levar adiante os programas e atividades desenvolvidas com objetivo de arrecadar fundos.
Quem foi monsenhor Antunes
O Instituto Monsenhor José Benedito Antunes, foi fundado com este nome em função de um padre que atuou em nossa cidade por muitos anos, passando por varias paróquias tais como: a Catedral do Carmo, Santa Luzia e por último Santa Rita de Cássia, onde atuamos em sua companhia até seu falecimento em julho de 1994. Nossa homenagem se deu por ele ter sido uma pessoa de muita sensibilidade e grande preocupação social, sobretudo com as estruturas injustas que condenam muitos seres humanos a situação de exclusão social e que nos inspirou a também atuar junto com as carências das pessoas da nossa região.
Nossa motivação
Infelizmente é de extrema desigualdade onde as riquezas econômicas produzidas, numa estrutura muito injusta são muito mal distribuídas, acarretando inúmeros prejuízos à imensa maioria do nosso povo, gerando assim situação e extrema exclusão social. Prejuízo que toma maiores proporções no caso de adultos em situação de rua e de crianças e adolescente em situação de risco, sobretudo nas grandes cidades e regiões metropolitanas. Quadro que se perpetuou por séculos por absoluta falta de vontade política pela causa do menos favorecido aliada a interesses particulares que acabam se beneficiando dessa política excludente. Por isso a situação exige um compromisso serio e somado dos poderes públicos e da sociedade civil, que encontrem alternativas adequadas que possibilitem o enfrentamento emergencial das consequências dessas políticas e de forma mais consciente enfrentar também e combater as causas que originam tal situação.
Diante dessa realidade e certa de suas responsabilidades sociais, a administração municipal de Santo André vem ampliando sua atuação no combate a essas políticas excludentes, com exemplares políticas de inclusão social visando a geração de trabalho e renda. Simultaneamente abre possibilidades as parcerias com a sociedade civil acreditando na importante alternativa que essas parcerias proporcionam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas e dos serviços socioassistenciais, canalizando esforços no aperfeiçoamento dessas gestões compartilhadas e no adequado uso dos recursos públicos, otimizando seus resultados.
Por isso, em atenção à essa parcela da população adulta e de crianças e adolescentes em situação de rua e de risco, é fundamental executar uma estratégia que vise atingir a pluralidade de abordagens, levando em consideração os vários fatores que determinam a situação de rua. Para possibilitar o rompimento com essa trajetória de rua, necessitasse de ofertar novas oportunidades implicando a estruturação de serviços que incluam desde cuidados pessoais até a garantia de locais para moradias dignas, proporcionando a garantia alimentar, apoio psicossocial na reconstrução de vínculos sociais e familiares, garantindo acesso aos direitos garantidos pelos poderes públicos, facilitando alternativas de geração de renda e trabalho, proporcionando a inserção no mercado de trabalho, capacitando com formações profissionais.