Palavras da Diretoria

Caríssimos, nesta edição teremos como temas centrais o Dia Internacional da Mulher e o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Quanto à primeira celebração, podemos ressaltar que ela está longe de ser uma data firmada pelo comércio, como ocorre com tantas outras, a exemplo do 8 de março, que representa uma longa história de lutas das mulheres por igualdade. De acordo com os dados do primeiro ranking de gênero dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, nenhum país no mundo terá alcançado a igualdade entre os gêneros até 2030. No caso brasileiro, estamos em 77º lugar, atrás de 11 latino-americanos. Se mesmo os países mais avançados precisarão de ainda uma década, não fica difícil perceber que nosso país está com uma dívida enorme junto às mulheres.

Outra data de suma importância no mês de março é a celebração do Dia Internacional de Síndrome de Down. Celebrada em 21 de março, a data tem como objetivo maior a conscientização da população sobre a inclusão social plena das pessoas com esta condição.

A Síndrome de Down não é uma doença, ela decorre de uma falha genética devido à divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, conhecida como trissomia. Segundo o IBGE, existem cerca de 300 mil pessoas com a Síndrome e a inclusão social delas aumenta sua possibilidade de desenvolvimento. Nós, do IMA, temos o privilégio de conviver com algumas destas pessoas, que tanto nos transmitem amor e nos ensinam mais sobre a vida e o que nela há de mais precioso.

O que podemos fazer para trazer a transformação que tanto desejamos?

Uma ótima leitura e um grande abraço!

Escrito por Anderson Alves

Ex-aluno de Teologia e Diretor do IMA

Anderson Alves
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores