Nossa História

Uma das historias que mais me lembra de ressurreição, quando falamos do trabalho do Instituto Monsenhor Antunes, é a do Sr. João. Sua entrada na Casa Mais Vida em 2004, já foi um sinal diferente, um outro morador de rua trouxe Sr. João até nós, pois dizia que a rua não era pra ele e que sabia que aqui seria bem tratado, como não podemos acolher quem chega na porta encaminhamos a PSA que aceitou sua indicação e nos enviou para cuidarmos dele.

Era uma figura pacata e surrada pela vida. Sua barba longa e cabelos alvos me lembravam o Papai Noel. Um bom corte de cabelo e as barbas aparadas já deram a ele um ar mais jovial e feliz. Um pouco arredio no início, Sr. João foi se tornando uma pessoa dócil, alegre e companheiro dos outros moradores. Sorridente e engraçado contava histórias de sua vida e cativava colaboradores, visitas e moradores. Natural de Brumado, no interior da Bahia, Sr. João estava afastado da família já fazia uns 20 anos. Perambulou pelo país e chegou a São Paulo, onde morou nas ruas das cidades.

Quando chegou a Casa Mais Vida, iniciou-se o processo de ressurreição para nova VIDA, para ele e para sua família.

Morou conosco alguns anos até que conseguimos dois contatos em sua cidade natal. Nossa surpresa foi imensa ao descobrir que sua família ainda morava na sua cidade e que davam Sr. João como falecido e que não tinham mais esperança de reencontrá-lo,sua irmã chegou a desmaiar do outro lado do telefone quando falou com ele. Essa surpresa transformou-se em alegria quando responderam, que sim, estavam dispostos a acolhê-lo novamente em seu seio. Providenciamos sua documentação, conseguimos o beneficio continuado de 1 salário mínimo e encaminhamos, imediatamente, a sua volta para casa. Ele atravessou Minas Gerais num ônibus pago pela Prefeitura (Santo André) e chegou ao sul da Bahia, Brumado, uma cidade seca do agreste nordestino, mas que para ele, Sr. João, foi sinônimo de Vida Nova, de ressurreição

Hoje ele ainda vive com sua família  esse fato nos garante a certeza que estamos no caminho certo, ressuscitando as pessoas que perderam sua dignidade, suas esperanças, sua vida.

Escrito por Edson Eziquiel

Professor de Teologia e Fundador do IMA

Edson Eziquiel
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores