Sua doação... Nossa ação

Em 5 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Saúde. Falaremos aqui sobre os cuidados na área oferecidos nos nossos projetos. Quando chegam à Casa Mais Vida, os moradores estão bem debilitados, em todos os aspectos (físico, emocional e mental), devido ao consumo de álcool, drogas ou mesmo pela situação de vida na rua. Agendamos consulta com o clínico geral e ginecologista para mulheres na UBS de referência e fazemos os encaminhamentos indicados. Estas consultas geralmente são a cada 4 meses, devido à necessidade de receitas de medicação de uso contínuo para tratamentos de colesterol, triglicérides, diabetes, hipertensão etc. Os moradores somente são medicados com prescrição e sempre acompanhados pelos técnicos ou educadores sociais.

Na área psiquiátrica, é realizada uma triagem no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para avaliação do tratamento a ser indicado. As consultas psiquiátricas são realizadas a cada 3 meses. Em casos de urgências psiquiátricas, como início de crises, acionamos o SAMU e o morador é encaminhado ao setor de Psiquiatria do Hospital Municipal.

Quando observamos histórico de vícios, agendamos uma triagem para acompanhamento no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).

Todos os encaminhamentos são realizado através da rede pública e a grande dificuldade é a falta de medicamentos distribuídos gratuitamente (cerca de 40% estão em falta), gerando um grande gasto aos projetos. Os moradores da Casa Mais Vida tomam 180 comprimidos diariamente, além dos injetáveis e das medicações em gotas.

Na área de prevenção de doenças físicas e mentais, temos diariamente as caminhadas no período da manhã, e duas vezes na semana temos um condicionador físico que orienta os educadores e acompanha os moradores em exercícios de alongamento. Também realizamos oficinas para explorar as habilidades intelectuais e artísticas, e eventos e visitas que despertam alegria e bem estar. 

Nossa prioridade é o bem estar de todos na saúde, higiene, social e culturalmente, entre outros, melhorando a qualidade de vida e proporcionando dias melhores aos moradores.

 

Escrito por Rozineia Aparecida Nunes da Silva

Coordenadora Casa Mais Vida Santo André

Rozineia Aparecida Nunes da Silva
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores