Para Refletir

Todo ser humano tem um conjunto de necessidades e desejos. No decorrer de nossas vidas, trabalhamos e pagamos impostos para que o Estado provenha a todos essas necessidades.

No pagamento dos impostos há uma separação para que nada nos falte na velhice, quando não mais teremos alta capacidade produtiva e devemos ter o merecido descanso.

O dinheiro pago em impostos vai para o Sistema de Seguridade Social, composto de previdência, assistência e saúde. Este sistema é rentável (se fosse uma empresa, muito lucrativo).

Então, por qual motivo se fiz que a Previdência Social está falida? Um dos problemas é a Desvinculação de Receitas da União (DRU), que desvia logo de cara 30% de suas receitas para o pagamento da chamada dívida pública. A DRU é invenção daqueles que nunca aceitaram os avanços da Constituição de 88.

Esse discurso é utilizado para que o dinheiro de nossos impostos seja destinado ao pagamento de banqueiros e especuladores que nada produzem. Sistema no mínimo abusivo, para não dizer ilegal.

Assim, o Brasil faz uma opção que intensifica a crise política, econômica e social, aumenta a desigualdade, que por sua vez faz crescer a violência e fará a maioria dos adultos e jovens ter uma velhice bastante difícil, porque receberão menos dinheiro que os atuais idosos.

Além disso, o país se coloca na contramão de nações que adotaram melhor distribuição de renda. A lógica é bem simples: quanto mais pessoas recebendo uma aposentadoria digna, mais dinheiro elas gastarão; quanto mais gastarem, mais a economia gira, a renda se espalha e aparecem mais empregos.

Nunca podemos esquecer que a razão da crise não é falta de dinheiro, mas cada vez mais dinheiro nas mãos de pouquíssimos.

Lutar contra a Reforma da Previdência é lutar por nossa dignidade num futuro próximo.

Não sejamos ingênuos e acreditemos no que os grandes meios de comunicação dizem sobre a Previdência Social. Estudemos o assunto.

Escrito por Daniel M. Lima

Diretor do IMA e Membro no CNLB

Daniel M. Lima
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores