Nossa História

Olá pessoal, paz, graças e comida pra todos. Estamos abrindo, na seção Nossa História, uma retrospectiva do que chamamos Projeto De Volta Pra Casa. Nessa caminhada, de mais de 15 anos, um dos projetos que mais nos dá orgulho é esse, que consiste em buscar e localizar as famílias de nossos moradores(as). Ao encontrá-las, iniciamos o processo de reaproximação entre elas e o morador, na perspectiva de um dia reintegrá-los à vida familiar.

Não tem sido tarefa fácil localizar os familiares, pois vários dos que chegam não têm identificação ou um documento que mostre por onde começarmos a busca. Muitos vêm da situação de rua, a grande maioria com problemas mentais e por estarem há muito tempo nas ruas estão sem nenhuma medicação ou com medicação inadequada, o que aumenta o nível de complexidade na formação de vínculos e de uma história com conexão.

A estabilização do quadro leva tempo e nem sempre o tempo ajuda a entender ou saber algo relevante do passado. Não temos uma equipe exclusiva ou com disponibilidade para as buscas, aliás, muitas vezes o tempo mal é suficiente para cuidar do básico. Contudo, o resultado é admirável: mais de 200 desfechos de retornos para casa, para novas casas, sozinhos ou com companheiros... São muitas histórias lindas, algumas estranhas, umas com lindo significado, outras desconexas, algumas bem divertidas e outras tristes, algumas com final feliz, outras sem final.

Quando olhamos para trás ficamos encantados com os resultados alcançados, tantos momentos importantes, várias viagens de regresso para casa. Vale a pena compartilhar algumas delas. Reclamamos da nossa vida, do nosso trabalho, do dia a dia, das inseguranças e muitas vezes da nossa impotência diante do destino. Embora a vida seja cheia de mistérios, conquistas e perdas, percalços e imprevistos, podemos estar certos de que na deles há muito mais. Nas próximas edições traremos um pouco dessas histórias para nos fazer refletir sobre nossas próprias vidas e nos emocionar. Até lá.

Escrito por Roberto de Andrade Júnior

Coordenador Geral

Roberto de Andrade Júnior
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores