Nossa História

Olá pessoal. Paz, graças e comida pra todos.

Vamos dar seguimento à seção Nossa História, com as retrospectivas do que chamamos Projeto De Volta Pra Casa, que consiste em buscar e localizar as famílias de nossos moradores (as). Como já dissemos, não tem sido tarefa fácil localizar os familiares, por vários motivos já relatados.

Esta história foi escolhida entre os mais de 200 retornos à família por ser a mais recente. É o caso de José Carlos Dias, um senhor de idade que, antes de chegar ao Instituto, foi roubado e perdeu seus pertences e documentos.

Após atendimento, foi encaminhado para uma avaliação no CHM, pois estava muito confuso e dizia que esteve internado um mês em Diadema. Após a alta, veio para Santo André procurar seus familiares, mais exatamente seu irmão Israel, que, segundo ele, era caminhoneiro e morava no Jd. Cristiane. Ele não o via há uns 10 anos. Com ajuda do CREAS Centro POP de Santo André, foi procurado nessa região, mas ninguém conhecia Israel.  

Observamos que não se tratava de uma pessoa de rua; devido à sua postura diferenciada, gostava de barba e cabelos cortados e se alimentava bem. Os relatos eram sempre os mesmos: ele aparentava estar à procura de alguém e sempre falava que queria encontrar seu irmão.

Informava que morou em Curitiba, era separado, veio a São Paulo procurar emprego e encontrar seu irmão Israel. Falava que seu irmão tinha uma aparência física muito parecida com a dele, e deveria ter uns 60 anos. Tinha outros irmãos em Curitiba que seriam Lucilene, Dulcilene, Saulo, Valdirene. Também comentava que ele e seus pais falecidos moraram em Minas Gerais.

Durante esse período trocamos informações com o Centro POP, e eles localizaram uma pessoa com as características que o Sr. José Carlos falava. Entramos em contato com Curitiba e localizamos uma irmã, que ligou para o irmão Israel - este, realmente morara no local que o Sr. José Carlos falava, mas agora estava em Pouso Alegre (MG).

Conseguimos contato com esse irmão, que ficou muito emocionado. Marcamos o reencontro dos irmãos para o dia 26/09/2018. No encontro se reconheceram e se abraçaram, choraram muito lembrando os momentos que passaram juntos e os motivos da separação.

Seu irmão Israel Dias informou que estava à procura do Sr. José há 11 anos e que pensou que ele já tivesse morrido. Procurou-o em SP, MG, Curitiba e, quando o encontrou aqui, ficou muito sensibilizado e agradecido pela forma saudável que encontrou o irmão.

Levou o Sr. José Carlos para Curitiba, onde sua irmã já estava esperando até com consultas agendadas para dar início a tratamentos por lá e desta vez não deixá-lo mais sair sem ser acompanhado. Foi mais um encontro emocionante pra eles e pra nós, com mais um final feliz.

Escrito por Roberto de Andrade Júnior

Coordenador Geral

Roberto de Andrade Júnior
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores