Nossa História

A celebração da Páscoa é sempre um ponto forte do calendário de festas e de comemorações do Instituto Monsenhor Antunes. Como já vimos na edição nº 3, foi num sábado de aleluia que tivemos o primeiro contato com os moradores da atual Casa Mais Vida. Naquela época, eles moravam numa residência na Avenida Pedro Américo, em Santo André. Fazíamos parte de um grupo que ajudava nas celebrações da Semana Santa da Igreja Santa Rita de Cássia, mas mesmo assim, entre os vários afazeres litúrgicos, no meio da tarde fomos fazer a visita.

Foi espetacular, descobrimos que era este o caminho que gostaríamos de trilhar. Desde então, esse é um momento de comemoração, de “aniversário espiritual” do Instituto. Todos os anos, não podemos deixar de realizar um evento religioso e um momento de confraternização entre a diretoria e os moradores da casa.

De início fazíamos no meio da tarde, como aconteceu naquele dia, depois passamos a fazer às 11h, seguida de um delicioso churrasco (que os moradores adoram). Com o passar do tempo, criamos o projeto PÁSCOA SOLIDÁRIA juntamente com o colégio LICEU JARDIM em Santo André, nosso grande parceiro. Os alunos da escola nos doam chocolates e fraldas geriátricas (que precisamos muito).

Mas o que marca mesmo são nossas celebrações. Às vezes convidamos padres ou pastores amigos, outras nós mesmos as realizamos. Uma das celebrações mais marcantes foi a de 2012, quando todos os participantes realizaram a cerimônia do lava-pés. Páscoa é sinal de ressurreição, de vida nova, de uma nova sociedade, novas relações sociais. E a relação mais ligada ao espírito pascal é o serviço. O lava-pés é o estar a serviço dos outros, estar à disposição de doar seu tempo, suas forças, sua inteligência, sua energia ao próximo, principalmente aos pobres e excluídos. Por isso essa celebração foi uma das mais marcantes de nossa história.

Escrito por Edson Eziquiel

Professor de Teologia e Fundador do IMA

Edson Eziquiel
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores