Depoimento

“Quando você tem mais confiança em si, é automaticamente mais tolerante. Você tem condição de meditar, de se pôr no seu devido lugar sem precisar lutar, e isso assusta os valentões”, mestre Hélio Gracie.

Foi com este pano de fundo que Danilo e Ricardo, educadores do Lar São Francisco e praticante de artes marciais, deram cara ao judô praticado na instituição. Desde que assumimos a gestão dos SAICAS, procuramos oferecer aos nossos acolhidos atividades diferenciadas que de alguma forma acrescentassem na história de cada um. O judô foi pensado exatamente como uma atividade que pudesse fazer a diferença, proporcionar disciplina, equilíbrio emocional, autocontrole, respeito, a fim de aumentar a autoestima, além de incentivar e proporcionar a prática de uma atividade física.

O Judô no SAICA Lar são Francisco ocorre em um espaço localizado em uma das três casas e preparado para tal, com a disposição de tatames. Acontece três vezes por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, das 19:00 às 20:30 horas, sendo que às terças e quintas-feiras as aulas são destinadas aos adolescentes e às quartas-feiras ficam para as crianças.

Cabe salientar que vários atores contribuíram para o início da atividade, educadores chegaram com proposta e o trabalho, outros conseguiram os tatames. Pontuamos que podemos e queremos a cada dia aprimorar mais nosso espaço e condições para a prática da atividade. Ainda temos algumas carências: nem todos possuem quimonos para a prática do exercício, portanto, doações desse item serão muito bem vindas.

Nossa avaliação é de que a atividade tem sido bastante produtiva, sendo o cerne da mesma o empenho, assiduidade dos acolhidos e melhora das relações entre os participantes. Ou seja, o judô chegou de mansinho e veio para ficar!

Escrito por Daniela Aparecida da Mata Ferreira

Coordenadora - Lar São Francisco I

Daniela Aparecida da Mata Ferreira
0
0
0
s2sdefault

Artigos Anteriores